Todas as empresas que desejam alcançar grandes resultados e bons patamares no mercado, independente do setor ou área de atuação, precisam estar devidamente preparadas para atingir tal status.

A base do trabalho inicia com a definição do propósito e pilares essenciais, como: colaboradores motivados, reconhecidos e com alta performance; uma estrutura interna bem desenhada e planos de crescimento; administração transparente e justa por parte dos executivos; além de ferramentas ideais para solucionar problemas ou garantir salto de qualidade em determinadas áreas.

É nesse último pilar que entra o Business Technology Platform (BTP, Plataforma de Negócios Tecnológicos, em tradução livre). O BTP é uma plataforma da SAP que reúne uma série de serviços inteligentes com recursos de gerenciamento e banco de dados, funções analíticas, integração e extensão em uma única base — tanto para ambientes híbridos como em nuvem.

Dentro dessa plataforma existem quatro serviços, com três propósitos diferentes, que conversam entre si e que podem garantir o tão almejado salto de qualidade para a empresa. São eles: Data Warehouse Cloud (DWC) ou HANA Cloud; SAP Data Intelligence (SAP DI) e SAP Analytics Cloud (SAC).

E como funciona a plataforma?

O BTP funciona na modalidade de “compra de créditos”. É interessante que seja realizada uma análise interna para entender quais serviços inteligentes podem ser mais adequados para a empresa, de acordo com a necessidade do negócio.

Uma vez feita essa análise, o cliente pode consumir os serviços utilizando o crédito obtido. Assim que os créditos são esgotados, a lógica de compra pode ser reiniciada — incluindo a possibilidade de utilização de serviços que não foram aproveitados no primeiro momento.

Um dos grandes benefícios que os serviços inteligentes do BTP proporcionam ao cliente é o fato de que eles são autônomos e podem se integrar com ferramentas que não são SAP. Isso garante uma maior flexibilidade, agilidade com qualidade e integração de informações já existentes na companhia.

E quais são os serviços inteligentes?

DWC – Data Warehouse Cloud ou HANA CLOUD

Responsável por armazenar e centralizar qualquer informação e dados existentes no sistema da empresa.

SAP Data Intelligence (SAP DI)

Funciona como um grande integrador e centralizador de dados. Realiza a leitura, análise, processamento e criação de métricas a partir dos dados armazenados.

SAP Analytics Cloud (SAC)

Ferramenta que permite a visualização dos dados. O SAC possibilita a criação de dashboards, tabelas e relatórios dos dados armazenados e integrados. Também realiza cálculos de planejamento financeiro para a empresa.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como o BTP pode garantir um salto de qualidade para a sua empresa? Entre em contato com a gente!