Falar de tecnologia é respirar inovação, softwares e uma infinidade de plataformas e produtos disponíveis no mercado. Todas desenvolvidas para simplificar e desburocratizar a vida das pessoas e empresas. O universo da tecnologia é de evolução e o quanto ela está presente, em nosso dia a dia, é uma responsabilidade das companhias que prestam serviços de TI. Para evoluir é preciso inovar. Por isso, a inovação é o coração da SAP e da Numen, parceria premiada e de mais de uma década da gigante mundial. 

Os sistemas de ERP da SAP são atualizados constantemente para melhor atender as empresas. Até 2020, o software de planejamento de recursos empresariais da SAP era o ECC 6.0. O sistema, que tem suporte total pela multinacional alemã até 2027, já está desatualizado e já não é o mais indicado para  empresas que querem de fato inovar e se manterem competitivas no mercado.

É neste contexto que surge o SAP S/4HANA, o ERP sucessor do ECC 6.0, aprimorado por meio do método de migração Brownfield. Existem três modalidades de conversão do antigo ERP da SAP para o mais atual: greenfield, nova implementação; transição seletiva, conversão fracionada; e o brownfield, conversão de plataforma.

O Brownfield surge como a melhor e a mais atual abordagem para clientes que querem inovar e modernizar os sistemas SAP, dentro de um processo executado totalmente sob demanda e de acordo com as funcionalidades que já são executadas no ERP atual. 

Esse modelo de migração do ECC 6.0 para o S/4HANA é uma das tendências de mercado mais promissoras para 2022 e próximos anos. Uma migração pelo Brownfield é ainda financeiramente mais econômica, pois não há a necessidade de reconstruir do zero.

Maior agilidade e competitividade aos negócios

O SAP S/4HANA é um ERP completo, utilizado para integrar processos das empresas em nuvem, por meio de um modelo consistente de dados in-memory. Entre os benefícios estão o processamento de grandes quantidades de informações em tempo real; integração das tecnologias; inclusão de IA, Machine Learning e funções analíticas avançadas; e possibilita adotar, gradualmente, as inovações viabilizadas pela SAP. 

Ainda no âmbito da manutenção de recursos que já estão implementados na empresa, o cliente pode escolher por um roadmap diferenciado e personalizado de novas funcionalidades que poderão entregar mais valor e produtividade ao seu negócio.”.

Por último, mas não menos importante, um dos principais benefícios do método de migração do Brownfield é a possibilidade de levar para o novo ERP os dados mestres, sem a necessidade de extraí-los e carregá-los em um sistema totalmente novo. Tudo acontece automaticamente durante a conversão.