A auditoria é um tema que está presente em empresas de diferentes segmentos e setores e de ponta a ponta nos processos que envolvem os negócios de uma companhia. Pessoas, produtos, áreas, máquinas,  processos e procedimentos: tudo pode (e muitas vezes é) auditado dentro de uma corporação, em busca de atender às boas práticas, normas de segurança e garantir o nível de qualidade do que está sendo produzido.

Para se ter uma noção do quanto a auditoria abrange no universo empresarial, esse elemento é capaz de controlar desde um processo interno da companhia até entender e orientar como um produto está sendo desenvolvido e produzido.

Por mais que esse tenha a imagem associada diretamente com a qualidade, o serviço de auditoria também pode estar presente na engenharia de processos ou de manutenção de um negócio, por exemplo. Todo processo de auditoria gera um relatório e, com ele, algumas orientações. Esse é um caminho para o desenho do mapa de riscos de uma empresa — que não tem relação direta com serviço de qualidade, mas que é primordial para o negócio.

Muitas empresas realizam os processos de auditoria por meio de softwares específicos, planilhas eletrônicas no próprio sistema ou contratam terceiros para realizar este serviço. O que muitas pessoas não sabem é que é possível fazer a auditoria da empresa por meio de uma solução standard da SAP.

Isso significa que, caso um negócio utilize a plataforma da multinacional alemã, ele terá acesso – sem a necessidade de comprar mais licenças – ao SAP Audit Management, software de gestão de auditoria.

E quais os benefícios de utilizar o SAP Audit Management?

Ao utilizar o Audit já integrado ao ERP (Sistema de Gestão Empresarial) da SAP, seja ele o S/4HANA ou o ECC, a empresa terá uma maior praticidade na hora de consultar, planejar e revisar as auditorias que foram ou serão realizadas — tanto para processos internos quanto externos.

Além disso, pode-se utilizar objetos já criados pela empresa dentro da plataforma SAP. Todas as ferramentas que estão dentro do ERP podem ser usadas em conjunto com o documento de auditoria criado dentro do Audit Management da SAP.

Outro benefício é ser possível agrupar várias informações pertinentes em uma só base de dados, gerando assim mais segurança, organização e acessibilidade.

A ferramenta possibilita a gestão 360 de auditoria. Por meio dela, a empresa consegue definir o planejamento, quais serão as áreas auditadas, os processos, a periodicidade, os profissionais envolvidos, o que será necessário para realizá-la, criar templates e modelos de relatórios com regras de aprovação ou reprovação já prontos e, por fim, traçar um plano de ação a partir do resultado.

Todos esses pontos abordados são importantes para as empresas, pois além de conseguirem desenvolver um serviço de qualidade sem recorrer a terceiros, caso a auditoria interna seja realizada com uma ferramenta robusta, servirá como uma auxiliadora no processo de recertificação de órgãos reguladores: caso a auditoria interna (realizada nos moldes citados acima) seja aprovada, dificilmente não ganhará novas certificações oficiais.

Quer saber mais como o SAP Audit Management pode auxiliar sua empresa? Entre em contato com um de nossos consultores.