Qual é a primeira coisa que vem à mente quando se pensa na sigla “TI”? Problemas técnicos de aparelhos eletrônicos? Especialistas em softwares? Correção de falhas em programas de computador? Criação de usuários de login e senhas? Internet? Essas podem ser algumas das percepções do público, mas o universo da TI é gigante. A TI tem potencial e é protagonista ao estar presente em todas as etapas do negócio. 

É por meio dela que empresas se destacam com inovações e atingem escaladas globais e diferenciais no mercado. A realidade é que empresas, pequenas ou grandes, tradicionais ou disruptivas, precisam pensar em tecnologia se quiserem ser competitivas. Com ela, as companhias continuaram operando, mesmo após um grande período de isolamento social, desde o alinhamento de cultura com os colaboradores, até a entrega de valor, comunicação com clientes e implementação de processos eficientes.

Engana-se quem pensa que tecnologia está presente apenas em empresas tradicionais ou inteligentes. A banda britânica Coldplay é um exemplo de como, independente do nicho, é preciso olhar para essa área com carinho. Em outubro, a banda anunciou parceria com a empresa alemã SAP — a qual a Numen é parceira certificada.

A parceria entre a multinacional e o grupo de rock alternativo nasceu da intenção de anunciar uma turnê mundial com foco em sustentabilidade e redução de impacto ambiental provenientes dos shows da banda. O papel da SAP nessa inusitada colaboração foi o de criar um aplicativo gratuito para os fãs da banda. 

A pessoa que quisesse ir ao show utilizaria a plataforma para encontrar a melhor alternativa com baixa emissão de carbono para fazer o deslocamento de ida e volta até o local do espetáculo. Os fãs que se comprometessem com o aplicativo ganhariam um código de desconto para a compra do ingresso. O app, posteriormente, também serviria como uma das bases de cálculo de carbono naquele determinado local — e indicaria como o grupo compensaria a emissão de CO2 referente aquele evento. 

A parceria entre Coldplay e SAP é apenas um dos milhões de exemplos práticos de como a tecnologia é aliada das instituições. A TI está no seu dia a dia e você pode transformar a sua realidade e negócio, independente do setor de atuação e porte. 

A Numen acredita que a tecnologia da informação pode ser mais do que os clichês perpetuados ao longo dos anos. Foi assim que nasceu o Insights, o mais novo canal da Numen. O blog surge com uma proposta democrática para desmistificar e falar de maneira tangível sobre tecnologia e inovação. Aqui no blog, você encontrará artigos escritos por profissionais da Numen com experiência no mercado, novidades do universo da TI, produtos e serviços inovadores e muito mais. 

Vem com a gente nessa jornada!  #SomosNumen