Quem trabalha no mercado SAP sabe que existem consultores e “consultores”. E que a qualidade e desempenho profissional são fatores fundamentais para se determinar o salário que cada um pode receber. É claro que sempre existem os que tem mais “marketing” que conteúdo, mas quero acreditar que um dia, mais cedo ou mais tarde, o verdadeiro perfil de cada um seja revelado.

Sendo assim, quais seriam então as características que fazem um consultor SAP ter sucesso?

Infelizmente, não há uma receita única ou uma fórmula direta que possa ser seguida. Como tudo na vida, há vários caminhos que lhe direcionarão ao mesmo objetivo final. Sem contar o fator ‘sorte’ que também é importante.

Mas para não ficar em cima do muro, vou citar três características que acho essenciais para se ter sucesso … no SAP ou fora dele.

1. Conhecimento Técnico.

Ter um EXCELENTE conhecimento técnico não é mais um diferencial ou algo fora do comum. Na verdade, isso está se tornando um requisito básico.

É algo parecido com a fluência em Inglês: atualmente isto é algo tão necessário que passou a ser um pré-requisito. O diferencial agora é ser fluente adicionalmente em outras línguas, como o espanhol e o francês.

Se você quer ser um ótimo consultor SAP, você tem que conhecer a fundo o SAP tecnicamente. E ponto final.

2. Conhecimento de negócios e processos.

Aqui começamos a ter alguma diferenciação. Ser capaz de ser a “ponte” entre o negócio e a tecnologia é algo que poucas pessoas conseguem fazer.

Há cerca de 20 anos atrás, conheci o conceito de “Boudaries Spanners”. Ou seja, pessoas que conseguem unir e integrar pessoas de departamentos que aparentemente são independentes.

É como se você colocasse um “nerd” tecnológico para falar sobre Organizações e Métodos, “Compliance” Corporativo e ISO 9000.

Entender profundamente os processos de negócio (fiscal, contabilidade, planejamento produtivo, etc.) e ao mesmo tempo conseguir integrar estes conceitos aos sistemas de tecnologia é algo que poucas pessoas conseguem fazer com maestria.

3. Fazer parte da equipe.

Mas não basta ter conhecimento técnico e de processos. As implantações de SAP envolvem não só procedimentos e tecnologia, mas principalmente pessoas. Conhecimentos tácitos não garantem engajamento do time, nem tampouco capacidade de entrega, muito menos liderança.

É preciso incluir também o fator humano, a capacidade de trabalhar em grupo de modo harmônico e, principalmente, conseguir compreender as motivações individuais das outras pessoas, suas emoções e crenças. E talvez esta seja a característica menos ensinada nas escolas, universidades, pós-graduações e MBA’s.

Enfim, para ser um consultor SAP de sucesso, é preciso combinar um pouco das três características acima descritas. Difícil? Sim, ninguém disse que seria fácil. Mas tenha a certeza que, isso é algo necessário não somente a carreira de consultoria SAP, isto vale para a sua vida inteira.

Escrito por: Décio Kimura | Diretor de Soluções na Numen IT