Manter-se competitivo na era digital exige velocidade, agilidade e inovação.

Estas expectativas impõem novos desafios e exigências para os sistemas de ERP atuais, dado que necessitam de soluções novas. Esta transição pode ser muito mais suave do que se pode imaginar. Este documento pretende dar uma ajuda para nossos colegas no caminho para SAP S/4HANA.

SAP S/4HANA é uma plataforma tão atual e focada no futuro que seria como se existisse ANTES do SAP S/4HANA e DEPOIS do SAP S/4HANA na estratégia de SAP.

Não é uma questão de saber se ou não ocorrerá, mas quando isso vai acontecer
A maioria das empresas está consciente de que, cedo ou tarde, terá que mudar sua plataforma de ERP para enfrentar os novos desafios do nosso tempo. A incerteza em torno do processo de implantação de SAP S/4HANA faz que as empresas temam iniciar um projeto longo e custoso que interfira em suas atividades. Importante considerar que serviços de manutenção e assistência de sistemas do SAP atuais deixarão de ser suportados nos próximos anos. Porém com eficiência na gestão da mudança e com as ferramentas e recursos apropriados, as empresas podem obter uma transição suave e de baixo risco.

SAP S/4HANA oferece às empresas um novo “núcleo digital”. Devido a isto, as empresas poderão simplificar, integrar e acelerar seus processos de forma radical. As novas soluções oferecem funcionalidades que proporcionarão inúmeras oportunidades para aumentar a competitividade.

Os clientes que fizerem a implementação ou a conversão para SAP S/4HANA se beneficiarão de uma arquitetura de TI mais simples, o que irá proporcionará maior flexibilidade para adaptar seus modelos de negócios. Análises em tempo real contribuirão para melhorar o processo de tomada de decisão, enquanto novas aplicações SAP FIORI garantirão experiência do usuário notavelmente melhor. Este novo software ERP irá incentivar mudanças em toda a empresa, que é essencial quando se prepara para gerenciar esta transição.

Em primeiro lugar, antes de embarcar na jornada de conversão, é útil conhecer a estratégia e Roadmap dos produtos SAP. A SAP está concentrando a maior parte de sua pesquisa, desenvolvimento e soluções para a plataforma SAP HANA e, portanto, está inovando a um ritmo sem precedentes. As empresas que adiarem a fase de preparação para o SAP S/4HANA serão menos competitivas e sofrerão um gap de inovação cada vez maior.

Conseqüentemente, terão que investir um tempo e esforço consideráveis em atualizar seus sistemas existentes e em adquirir as inovações que o novo pacote de software empresarial oferece. Além disso, ao fazer desta maneira, estas empresas estarão desenvolvendo-se sobre os alicerces de algo que acabará se tornando, mais cedo ou mais tarde, o essencial. Qualquer extensão ou código customizado que seja desenvolvido deverá ser tomado em conta no momento da conversão. Ao começar um planejamento cedo, as empresas podem poupar uma quantidade considerável de esforço desnecessário e reduzir custos no longo prazo.

Graças à arquitetura simplificada do SAP S/4HANA, é muito mais fácil se beneficiar de funcionalidades adicionais, tais como análises integradas ou planejamento abrangente. Além de economizar esforços de desenvolvimento desnecessário, as empresas serão colocadas em uma posição vantajosa e irão se beneficiar de um modelo de dados simplificado e maior flexibilidade.

À procura de novas formas de gerar valor
Existem três maneiras de transição para SAP S/4HANA:

  • A implementação desde zero.
  • A transformação do ambiente
  • A conversão do sistema.

Embora a transformação do ambiente seja a alternativa ideal para ambientes extremamente complexos, a conversão do sistema será o ponto de partida para a maioria dos clientes da SAP. Com esta abordagem, você pode manter as configurações existentes no sistema SAP e reduzir o tempo necessário para a migração.

A transição para o novo pacote de software empresarial pode ser um processo iterativo: nem tudo tem de ser feito de uma só vez. Embora os clientes, especialmente aqueles que não possuem sistemas SAP, optem por implementar SAP S/4HANA e soluções específicas ao mesmo tempo, isso não é a única maneira de fazê-lo. Você também pode começar com as fundações e progredindo gradualmente até a implementação total da SAP S/4HANA.

No entanto, a conversão envolve mais do que o trabalho técnico. O novo pacote de software empresarial promove mudanças no negócio, proporcionando a oportunidade tanto para se adaptar em processos existentes como para criar processos inteiramente novos. É por isso que o gerenciamento de mudanças é vital como condição prévia para a preparação de transição.

O primeiro passo para definir o roadmap para uma empresa é analisar em detalhe a sua própria forma de trabalhar e identificar áreas com espaço para melhorias. Uma vez que a empresa tem uma visão clara de tudo isso, é possível determinar exatamente como usar as novas funcionalidades do SAP S/4HANA para tirar o melhor proveito delas.

Estabelecendo as Bases Para a Mudança
Todo o trabalho envolvido na implementação de SAP S/4HANA pode ser dividido em dois grupos:

  • Trabalho técnico
  • Trabalho semântico.

As Tarefas semânticas incluem atividades que podem ser realizadas antes do início do projeto. Eles ajudam as empresas a avaliar o impacto da transição e se preparar para a mudança. Isto constitui uma base adequada para o planejamento da própria implementação.

Há uma série de recursos úteis disponíveis para auxiliar as empresas na fase de preparação. Um dos mais importantes é a lista de simplificação para SAP S/4HANA. Este documento é abrangente cobre todo o âmbito de aplicação do ERP e ajuda a avaliar as deficiências funcionais. A leitura deste recurso é um excelente ponto de partida, pois permite às empresas conhecer claramente e em detalhe quais são as mudanças que afetarão a forma como funcionam hoje.

Outro trabalho semântico fundamental é analisar todos os códigos personalizados do sistema SAP atual. Antes de iniciar a implantação, as empresas devem alcançar a plena transparência de tais códigos. Isto irá permitir-lhes avaliar seu desempenho e verificar se eles são compatíveis com as novas aplicações SAP S/4HANA. Na seqüência, eles podem determinar o que deve ser reformulado, planejar a otimização e identificar qualquer resíduo possível. Levar a cabo este procedimento com anterioridade na migração simplificará de forma considerável o processo. SAP oferece uma seleção de ferramentas e recursos para este trabalho, entre outros, tem Adaptação de Código Personalizado (CustomCodeAdaption) e Aplicação ao Ciclo de Vida do Código Personalizado (CustomCodeLifecycle Management application).

Ferramentas para uma transição harmoniosa
Um trabalho de suma importância para a conversão dos sistemas consiste em executar o planejador de manutenção (MaintenancePlanner). Esta aplicação analisa o ambiente atual e todas as funções relacionadas com as atividades da empresa, soluções especializadas e complementos que fazem parte dessas soluções. Em seguida, as empresas podem saber qual dessas funções e soluções será compatível com SAP S/4HANA e quais terão de ser modificadas ou ajustadas. Uma vez que este trabalho é concluído, as empresas podem executar o gerenciador de atualização de software (Software Update Manager) para converter os seus sistemas para SAP S/4HANA.

Antes este trabalho tinha que ser feito através de uma série de passos. Primeiro, atualização de software ERP, seguido de migração de bancos de dados para SAP HANA e, finalmente, a migração final para SAP S/4HANA. Agora, no entanto, tudo isso pode ser feito em uma única etapa com a opção de migrar bancos de dados a partir da ferramenta Software Update Manager. Isto reduz significativamente o número de ciclos de testes a ser realizado e acelera a conversão dos sistemas.

Resumo
A implementação do SAP S/4HANA é uma iniciativa que pode ser realizada em diferentes escalas, mas é um processo que a grande maioria dos clientes SAP terá de realizar nos próximos anos. Além disso, as empresas que optam por iniciar este processo o mais cedo possível economizarão tempo e dinheiro, tenderão a compensar a brecha de inovação e aumentar sua competitividade.

Quanto mais cedo você comece a preparar-se para a sua própria transição, mais rápida e mais fácil será o processo de entender S/4HANA.

A Numen IT pode ajudar sua empresa em todo o processo de transição para o S/4HANA.

Solicite a visita de um especialista e conheça mais sobre este e outros processos.

Numen IT: Somos todos especialistas!

Escrito por: Jorge Kruger Águila | Arquiteto de Soluções na Numen IT