Se você já teve a oportunidade de atuar em uma implementação SAP, certamente já teve contato com o ASAP (Accelerated SAP) em algum momento, que é uma metodologia muito usada para a implementação de soluções SAP.

No contexto atual de mercado onde a transformação digital requer uma rápida resposta na adoção de novas soluções nas empresas, a SAP traz o SAP Activate como nova ferramenta para apoiar as novas implementações do SAP S/4HANA e de outras soluções SAP - cloud, on-premise e hybrid, através da abordagem ágil (agile). Mas, ainda manteve também no formato de implantação de fases em cascata (waterfall).

E o que é o SAP Activate?

SAP Activate é um framework que acelera a implementação dos diversos produtos SAP, através de processos digitalizados, ferramentas e aceleradores acoplados a uma nova metodologia, que combina uma abordagem ágil para os diferentes cenários de implementação do SAP S/4HANA - new implementation, system conversion e landscape transformation.

O SAP Activate, traz a combinação de SAP Best Practices, Guided Configuration e Methodology, para uma implementação otimizada do SAP S/4HANA.

SAP Best Practices: conteúdo com a toda experiência SAP nas mais diversas industrias, estes são processos de negócio prontos para serem utilizados e que foram otimizados para SAP S/4HANA, estes processos também cobrem os fundamentos da integração e migração, acelerando os projetos.

Guided Configuration: é um conjunto de ferramentas para uma implementação assistida do SAP S/4HANA, desde a fase inicial até o "go-live“ e mesmo depois, é possível suportar e acelerar atualizações, e mudanças de configuração de forma ágil (somente versão cloud – consulte SAP Note 2234180)

Methodology: A metodologia SAP Activate é uma abordagem consistente que pode ser utilizada através de diferentes Road Maps para a implementação SAP S/4HANA e outras soluções. Composto por 4 fases chaves – Prepare, Explore, Realize e Deploy, e o conceito de “work streams” foi revisado para reagrupar as diferentes atividades de gestão do projeto, desenho da solução, migração de dados, entre outras…

tumblr_inline_os7v9qfzIW1uy6t9g_540

O SAP Activate atenderá aos diferentes cenários de implementação:

New implementation: cenário para implementar uma nova instalação de soluções SAP do zero.

Landscape transformation: cenário de uma consolidação de ambientes SAP, criando um novo landscape através da seleção de entidades ou processos a serem migrados para o novo ambiente SAP S/4HANA.

System conversion: cenário em que se deseja converter uma aplicação SAP ECC para SAP S/4HANA, incluindo dados de negócios e configuração.

tumblr_inline_os7v7g7dB41uy6t9g_540

De acordo com os cenários de implementação destacados acima, a transição para o SAP S/4HANA se dará através de um road map, que é estruturado por fases e work streams.

Abaixo estão descritas as fases e as work streams, que podem ser aplicadas conforme as características do projeto:

SAP ACTIVATE: FASES

Discover: Conhecer a solução e identificar o valor agregado pelo SAP S/4HANA, um plano estratégico para transformação digital e plano de implementação são gerados. Identificação alto nível das áreas e da solução que irá contribuir com a implementação, e através do “Cloud System Trial” será possível identificar potenciais necessidades a serem implementadas.

Prepare: Conduzir a preparação inicial do projeto de implementação, definir equipe e governança do projeto, e gerar uma primeira versão do planejamento seguindo as definições da fase de “Discover”.

Explore: Desenho da solução SAP S/4HANA é documentado, onde requerimentos de negócio são capturados, priorizados, gerando uma lista inicial “backlog”. Através da análise de aderência da solução, novos requerimentos são identificados “GAPs”, que são identificados, priorizados e validados. Os aspectos técnicos para a implementação são detalhados (ex. escopo e pacotes da solução) e tudo será planejado para ser executado na Fase de Realize.

Realize: Implementação técnica e as alterações funcionais do SAP S/4HANA são executadas, através de configuração, ajustes e construção de código customizados, testes, validação integrada da solução e preparação da equipe de usuários chaves para capacitar os usuários finais.

Deploy: Preparar o Go-live do SAP S/4HANA, finalizar a preparação do ambiente de produção e a operação para atividades de sustentação pós-go-live. Realização sessões de treinamento para usuários finais e execução das atividades de preparação final do ambiente.

Run: O SAP S/4HANA estará disponível para os usuários iniciarem a operação, o processo de operação assistida é executado pela equipe do projeto, que acompanhará após implementação até a transição ocorrer para a equipe de suporte à produção.

SAP ACTIVATE: WORK STREAMS

O conceito de work streams reagrupou as diferentes tarefas e entregáveis que serão necessários ao longo de cada fase do projeto e estão distribuídos conforme lista abaixo (mais informações acessar SAP Activate Methodology):

  • Project management
  • Application: Solution adoption
  • Application: Customer Team Enablement
  • Application: Design & Configuration
  • Application: Testing
  • System & Data Migration
  • Technical Architecture & Infrastructure
  • Application: Integration
  • Custom Code Extensions
  • Transition to Operations

 

CONCLUSÃO

O SAP Activate traz como pilares as melhores práticas de mercado, principalmente pelo uso da abordagem ágil, que devem suportar uma nova implementação SAP S/4HANA, garantindo rapidez, uma abordagem inteligente e simples.

Com todas estas mudanças, os profissionais e clientes do mundo SAP devem estar atentos pois, será necessário mudar a abordagem e aprender como conduzir novos projetos neste novo contexto metodológico para garantir e acelerar resultados nos projetos de implementação do SAP S/4HANA e também de outras soluções SAP.

Consulte as informações através do Road Map Viewer e do SAP Jam.

Os profissionais da Numen IT podem ajudar sua empresa na utilização do SAP Activate em projetos ágeis e também apoiá-los em uma nova implementação ou migração para o SAP S/4HANA.

Solicite a visita de um especialista e conheça mais sobre o SAP Activate e como se preparar para implementar os novos produtos da SAP.

Numen IT: Somos todos especialistas!

Acesse nosso site: www.numenit.com

 

Escrito por: Eduardo de Moraes | Gerente de Projetos na Numen IT